quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Língua inflamada, benção no "congelador". Será?


A língua falsa odeia aos que ela fere, e a boca lisonjeira provoca a ruína 
Provérbios 26:28

             Estava refletindo hoje sobre esta questão do falar... muitos não acreditam que uma boca que fala "sem pensar" pode afastar a bênção de Deus, mas eu acredito nisto, e não porque é opinião pessoal, mas porque vi várias referências a este fato na Bíblia, de onde tiro minhas afirmações sempre. Quando não estava na Palavra já acreditava que a "língua comprida" trazia muitos problemas pessoais, mas agora com maior conhecimento acerca dEla vejo quanto Deus já ministrava Sua Verdade no meu coração para salvar minha vida!

              Ainda tenho muito o que mudar, pois quem tem personalidade forte e senso de justiça normalmente tem dificuldade em ficar calado diante de injustiças e perversidades...mas não é o que Deus quer para mim nem para vocês. A língua traz muitos, mas muitos problemas mesmo se não for bem usada, e pode SIM "atrasar" a chegada da sua bênção. Não acredita? Então olhe a Palavra e depois peça ao Espírito Santo para ensiná-los. Veja algumas das referências sobre o falar que Deus mostra:
  • "A morte e a vida estão no poder da língua; e aquele que a ama comerá do seu fruto" (Provérbios 18:21) --> Aqui nem precisa comentar, né? Se profere palavras para o mal pode colher maldição para sua vida (fruto).
  • "A língua falsa odeia aos que ela fere, e a boca lisonjeira provoca a ruína". (Provérbios 26:28) --> Este eu fiz questão de colocá-lo como legenda da foto, pois é a tônica desta mensagem. Boca lisonjeira é aquela que pela frente agrada, mas vira as costas já fala coisas desagradáveis de outrem. Cuidado! Isso parece bobagem, mas pode, ao invés de prejudicar o "mal-falado", trazer ruína para sua própria vida, ou atrasar uma bênção que certamente Deus quer lhes dar mas não pode ser conivente com uma prática dessas!Deus é justo e correto! Não é que temos poder de barrar a Deus, somos pó diante do Todo-Poderoso! Mas Ele deixou Jesus como único Caminho até Ele, e Jesus é a Palavra que se fez carne, ou seja, tudo o que a Palavra condena, é o próprio Jesus condenando, e Deus nos deu livre-arbítrio para fazermos nossas escolhas, assim, ou escolhemos caminho de vida e bênçãos, ou de morte e maldições. É neste sentido que digo que podemos atrasar bênçãos, ou nunca recebê-las,se não formos obedientes ao SENHOR. Deus é justiça.
  • "Se alguém entre vós cuida ser religioso, e não refreia a sua língua, antes engana o seu coração, a religião desse é vã." (Tiago 1:26) --> Não sejam como os hipócritas, que só falam que creem em Deus e o obedecem, mas na verdade tudo é superficial, pois falam o que bem entendem, sem sabedoria.
  • "Segundo a sua vontade, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como primícias das suas criaturas.Portanto, meus amados irmãos, todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar.Porque a ira do homem não opera a justiça de Deus." (Tiago 1:18-20) --> Este particularmente serviu e serve para mim, para evitar a ira consumindo por causa de injustiças. Porque meu Juiz é Deus, e minha luta não é contra carne, então quanto mais irada mais imponho barreiras à justiça de Deus. E qual é a Justiça de Deus? Que tenhamos vida correta, livre, cheia da graça, paz e abundância, e garantia de salvação. Quando irados, falamos sem pensar, e acabamos, além de "entrar numa fria", afastando a chance de ser abençoado.
  • "E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada.Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma para outra parte.Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa." (Tiago 1:5-7) --> Está aí algo péssimo em se ter no coração juntamente a falar tolices - a DÚVIDA - adianta nada falar com Deus, pedir bênçãos e não crer de todo coração. Uma mísera ponta de dúvida já basta para tudo aquilo de bom que falou e pediu ir por água abaixo. A Bíblia é clara: Não receberá NADA do SENHOR! Não fui eu quem disse...
  • "Há alguns que falam como que espada penetrante, mas a língua dos sábios é saúde. " (Provérbios 12:18) --> Muitos não entendem às vezes por que fazem tantas obras de caridade, vão à igreja, oram, leem a Bíblia, fazem campanhas e não recebem, por exemplo, uma cura. Será que sua língua não anda como espada penetrante? Examine-se! Uma fofoca, uma maledicência, um "palavrão" lançado, enfim, coisas ruins saindo da boca podem estragar seu processo de oração por cura, afinal, na boca vem aquilo de que o coração está cheio, e Deus sonda corações...
  • "O que guarda a sua boca e a sua língua guarda a sua alma das angústias." (Provérbios 21:23) --> Falou tudo! Refrear a língua é sinal de prudência, pois uma tolice, uma murmuração, uma maldição falada pode trazer muitas angústias (ou piorar as que já existem), ao passo que, usar a boca para o bem (até de si mesmo) afastará os motivos pelos quais sua alma se amargura. Pense...
  • "Guarda a tua língua do mal, e os teus lábios de falarem o engano. " (Salmos 34:13) --> Mandamento do SENHOR. Se mandou, obedeçamos, ou cairemos!
  • "O perverso de coração jamais achará o bem; e o que tem a língua dobre vem a cair no mal. "(Provérbios 17:20) --> Ou seja, fale com maldade e abrirá uma cova para si mesmo! Quem cai no mal não é abençoado, concorda? Lógica.
  • "A língua também é um fogo; como mundo de iniqüidade, a língua está posta entre os nossos membros, e contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, e é inflamada pelo inferno. " Tiago 3:6 --> Viu como o diabo gosta de uma língua que não tem freio? Por isso requer muito cuidado, pois aquilo que falamos podemos estar nos aproximando do inferno ao invés de atrair as bênçãos de Deus. Recomendo ler este capítulo 3 de Tiago inteiro, que traz uma boa explanação acerca do mal de falar imprudentemente.
  • "Porque quem quer amar a vida, e ver os dias bons, refreie a sua língua do mal, e os seus lábios não falem engano. " (1 Pedro 3:10) --> Mais uma prova de que podemos atrapalhar a obra de Deus em nossa vida se não cuidarmos da nossa língua e do nosso coração... 
           Eu poderia ficar aqui falando, falando, falando inesgotavelmente sobre exemplos bíblicos acerca deste tema, mas o tempo e espaço são curtos, e ficaria cansativo para um dia só, e não é a intenção. Eu apenas queria chamar a atenção sobre esta revelação que recebi da parte do SENHOR a respeito de "atrasarmos" as bênçãos, a fim de esclarecer que não estamos ultrapassando a soberania e autoridade de Deus falando isso, mas mostrando que o homem pode ser abençoado em muitas coisas, mesmo estando no erro, pois Deus é misericordioso e sempre vai tentar resgatar seus filhos da perdição, mas não Deus é justo e não muda, e se Ele disse todas essas coisas, demonstrando que a falta de obediência gera abismos, é certo entender que não dá para ser totalmente abençoado se cairmos no pecado, seja ele de que forma for, ou se agirmos fora da presença e vontade do SENHOR. 

           Para finalizar, reflitam nestes versículos abaixo, e peçam em oração a ministração do Espírito Santo, pois, por mais santificada que eu possa vir a ser, minha opinião e conselhos nunca serão perfeitos como aqueles vindos da parte do SENHOR. Só Jesus salva!Nem estabeleço nenhum julgamento ou condenação, pois a mim ou a nenhum de nós foi dado permissão nem ministério para isso, apenas trago algo da Palavra da Vida, pois Ela diz que a Verdade liberta. Deus os abençoe. Com fé e amor, Mirella Nogueira.

"Porque, quando éreis servos do pecado, estáveis livres da justiça.
E que fruto tínheis então das coisas de que agora vos envergonhais? Porque o fim delas é a morte.
Mas agora, libertados do pecado, e feitos servos de Deus, tendes o vosso fruto para santificação, e por fim a vida eterna.
Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor. "
Romanos 6:20-23



4 comentários:

  1. Mirella,,,,,,,,é muito forte,orar e vigiar o tempo todo,,,,,,,,a lingua e,,,,,,,,,,
    temos q nos encher da palavra de Deus
    porque a boca fala o q o coração esta cheio
    tenho aprendido muito cm vc,valeu irmã
    cleusa souza
    v


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu aprendo todos os dias com vocês a buscar mais e mais a Palavra! Deus a abençoe irmã Cleusa! bjs

      Excluir
  2. Parabéns mana pelo texto, bem colocado os versículos e explicado! É isto mesmo. Eu mesma já colhi frutos ruins da minha boca. A colheita é certa! Não dá pra fugir das leis espirituais. O que podemos fazer é nos arrepender e não pecar mais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oh minha amiga! Deus a abençoe por tudo! Continue esta bênção! Bjss

      Excluir